sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ILUMINAÇÃO: Propriedades físico-ópticas da luz


A óptica é uma parte da física que estuda os fenômenos relacionados à luz, constantemente presentes na fotografia, na correção de defeitos visuais, construção de instrumentos de observação como telescópios e microscópios e também na cinematografia. Alguns dos fenômenos ópticos são:


Transmissão

Acontece quando a luz atravessa uma superfície ou objeto. Existem três tipos de transmissão: direta, difusa ou seletiva.

Transmissão direta: acontece quando a luz atravessa um objeto e não se produzem câmbios na direção ou qualidade dessa luz. Por exemplo, um vidro ou o ar.

Transmissão difusa: quando a luz passa através de um objeto transparente ou semitransparente com textura. Por exemplo, um vidro esmerilado. Em vez de ir a uma direção só, a luz é desviada em muitas direções. Essa luz é mais suave, tem menos contraste, é menos intensa, gera sombras mais claras e uma transição mais suave entre luz e sombra do que a luz direta.


Reflexão

Acontece quando a luz chega a um objeto e rebate ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira direta ou difusa.

Direta: é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa (espelho). A luz vai refletir no mesmo ângulo no qual incide/chega a essa superfície.



Difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura, (parede com textura). Produz uma luz mais suave do que uma reflexão direta. Também gera menos contraste na cena, sombras mais claras e uma transição mais suave entre luzes e sombras.
Uma reflexão direta vai produzir uma luz mais intensa, maior contraste e sombras mais escuras e bem definidas.


Absorção

Ocorre quando a luz chega a uma superfície ou objeto que pode absorver toda ou parte dessa luz e a luz que é absorvida se transforma em calor. É por isso que, geralmente, recomenda-se não usar cores escuras durante o verão, pois elas absorvem a maior parte da luz e a transformam em calor. Por isso é comum que se sinta mais calor usando roupa preta do que branca (a roupa branca reflete toda a luz).


Refração

A luz incide e atravessa a superfície, continuando a se propagar no outro meio. Ambos os raios (incidentes e refratados) são paralelos, no entanto, os raios refratados seguem uma trajetória inclinada em relação aos incididos. Ocorre quando a superfície separa dois meios transparentes.


Difração

É o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo. Pode-se ver a difração da luz olhando-se para uma fonte luminosa distante, como um anúncio de néon através da fenda formada entre dois dedos, ou observando a luz que escoa pelo tecido de um guarda-chuva. Em geral os efeitos de difração são muito pequenos, devendo ser analisados e investigados minuciosamente.


Polarização 



Quando feixes de luz a travessam uma superfície que deixa passar apenas uma parte da onda luminosa. A luz natural que antes se propagava em todos os planos, agora passa a se propagar em um único plano. 



Fontes exploradas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário